Páginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Oficina de Saneamento ecoLÓGICO!!!! (publicado no jornal, O popular imbituba SC.)


 Uma hospedagem diferente, que proporciona para seus visitantes um contato direto com soluções ambientais, seguindo os princípios da Permacultura. Esta é a Morada Ekoa, localizada na comunidade do Alto Arroio, Imbituba. Ela é a única hospedagem do município integrante da Associação Acolhida na Colônia, que foi criada na França e é referência em turismo rural, atualmente está presente em alguns municípios catarinenses.

                No último final de semana a Morada Ekoa recebeu estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) liderados pelo professor José Matarezi, responsável pelas disciplinas de Sociedade e Meio Ambiente e Educação Ambiental. Entre as atividades, os alunos tiveram a oportunidade de construir um sistema de saneamento ecológico de Bacia de Evapotranspiração, realizar vivências em grupo, compreender os princípios éticos e de design ecológico de Permacultura na prática, bem como refletir sobre projetos de vida, pessoais, profissionais e coletivos.
              De acordo com o Engenheiro Ambiental Felipe Hoffmann, coordenador da Morada Ekoa, o saneamento é um dos principais impactos ambientais que existem atualmente, tornando-se um problema de saúde publica causando poluição e doenças. Entretanto, existem muitas tecnologias acessíveis que tratam o esgoto localmente, que não contaminam os recursos hídricos e geram mais saúde para a população. No final desse sistema são cultivadas plantas que produzem alimentos e beleza paisagística.
               Felipe Hoffmann declara que tem grande satisfação em receber os estudantes, que tiveram a oportunidade de trabalhar em equipe e se esforçaram para criar na prática um desses sistemas. Para ele os estudantes ganham experiências práticas, indispensáveis no processo de aprendizagem dos futuros Engenheiros Ambientais. Multiplicando essas soluções quem mais agradece é o nosso ameaçado Planeta.