sábado, 21 de maio de 2011

Saiba Mais sobre o Superadobe, técnica empregada na Ekoa.

 O superadobe ganhou popularidade quando, na década de oitenta, rendeu a Nader Khalili o prêmio em um concurso oferecido pela NASA. O concurso era voltado para engenheiros, e o desafio consistia em desenvolver uma técnica de construção que fosse viável para a construção de uma base na lua. O Superadobe de Nader foi a técnica escolhida pelo fato de não haver necessidade do transporte de materiais até o local, pois o superadobe usaria o próprio solo lunar para o preenchimento dos sacos. O Sistema Construtivo do superadobe necessita de ferramentas simples para sua execução (cano para o funil, sacos de polipropileno, pilão e arame farpado entre as fiadas).
O saco usado para erguer as paredes é um grande rolo de polipropileno (bobina) com aproximadamente 40 cm de largura. O rolo é cortado em pedaços do comprimento da parede a ser construída, deixando-se uma pequena sobra em cada ponta para fazer o acabamento.O super-adobe possui características que fizeram com que essa técnica fosse adotada nos projetos da Morada Ekoa:

• As paredes de superadobe são estruturais, portanto dispensam a construção de pilares ou vigas, e permitem instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou aparentes.

• A matéria prima utilizada para a construção do super-adobe é a terra, sendo um excelente isolante natural, resultando em economia nos gastos com refrigeração e aquecimento.

O superadobe não exige mistura específica de areia/argila sendo adaptável até mesmo a regiões com solo extremamente arenoso, como é o caso do solo arenosa da área do projeto.
 Processo construtivo do superadobe









Nenhum comentário:

Postar um comentário