Estamos passando por um período do qual saímos da introspecção do inverno e inciamos o despertar, o florescer... chegou a Primavera. Acabamos de passar pelo Equinócio de Primavera no hemisfério Sul, isto significa que a cada dia temos mais horas de luz e as noites vão diminuindo. Aos poucos o Sol nos aquece mais e mais, favorecendo o crescimento das plantas. Termina o período de podas anuais e começa o período de plantar.
É chegada a hora aproveitar a umidade e o calor do solo, sendo dias propícios para preparar o solo e canteiros onde serão cultivadas flores, plantas oleaginosas e aromáticas, bem como a manutenção destes cultivos. Favorável também para a colheita de folhas.
Durante o signo de libra aproveite para desenvolver sua consciência interior, serenidade, harmonia e equilíbrio.
Em Novembro os dias já estão mais quentes, iremos preparar o solo e os canteiros onde cultivaremos folhosas, forrageiras, bambus, árvores madeireiras, adubação verde para formação de biomassa... com tanto calor iniciemos os preparos de compostos e biofertilizantes.
Durante o signo de escorpião desenvolva a paciência, cognição, força, transformação.
Em Dezembro recomenda-se mexer pouco no solo, por haver muita insolação podendo queimar o solo... sendo viável semeadura, transplante e/ou preparo e plantio de estacas, destinados ao cultivo frutos. Poda de frutíferas.
Durante o signo de sagitário desenvolva o controle da fala, verdade, liberdade, direção.
No dia 21 de dezembro temos o solstício de verão, dia com maior quantidade de horas de luz. Seguindo então para a diminuição das horas de luz a cada dia. Iniciam-se os plantios de inverno.
Adaptado de: Sítio Çaracura - Calendário Astronômico Agrícola 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário